terça-feira, 29 de março de 2011

A CEE TAMBEM VAI BRANQUEAR ESTA?

Olhão, 29 de Março de 2011

À

Comissão Europeia
1049 Bruxelles
Belgique
Assunto: Violação de directiva comunitária
Segue junto copia do decreto-lei nº 40/2011, que viola os limiares das directivas comunitárias nº 2004/17/CE e 2004/2018 alterados pelo Regulamento (CE) nº 1177/2009, referente à contratação publica.
O aumento dos limiares para a contratação por ajuste directo retira a transparência à gestão dos dinheiros públicos e distorce as regras da concorrência.
E se é verdade que não se pode dizer que haja corrupção em Portugal, também não é menos verdade que a corrupção anda de mãos dadas com a falta de transparência.
Na situação financeira e económica que Portugal vive, e sendo um Estado membro da União Europeia, creio ser dever da Comissão Europeia intervir muito rapidamente.
Com os meus respeitosos cumprimentos, sou
António Manuel Ferro Terramoto
BI nº 2047757

quinta-feira, 17 de março de 2011

RIA FORMOSA: AGUAS CONTAMINADAS?

Olhão, 17 de Março de 2011
Ao
IPIMAR
Av.ª 5 de Outubro
8700 Olhão
Assunto: Pedido de acesso a documentos públicos
Nos termos e prazos previstos na Lei nº 46/2007, Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, venho requerer o acesso à monitorização da qualidade das aguas conquicolas da Ria Formosa, conforme o artigo 43º do Dec.-Lei nº 236/98, por haver fortes indícios de não estarem a ser cumpridos os parâmetros de qualidade previstos no artigo 42º do mesmo Dec.-Lei.
Com os meus respeitosos cumprimentos, sou
António Manuel Ferro Terramoto

quarta-feira, 16 de março de 2011

BRANQUEAMENTO NA CEE?

Olhão, 16 de Março de 2011
À
Direcção-Geral do Ambiente da
Comissão Europeia
1049 Bruxelles
Belgique
Assunto: EU PILOT 1273/10/ENVI: Intervenções na orla costeira na zona da Ria Formosa
Acuso a recepção da V. carta de 3/3/2011, sobre o assunto em epigrafo, o que desde já agradeço.
Porem, não concordando com o ultimo paragrafo venho contestar nos seguintes termos:
1- A abertura de barras, sejam elas a do Lacem ou da Fuzeta, implicaram um corte no cordão dunar das ilhas barreira, abrindo um canal.
2- O objectivo da abertura das barras, muito particularmente no caso da Fuzeta, visavam criar condições de navegabilidade, por, a antiga barra estar assoreada.
3- Sendo assim, parece-me que a situação, quer pela natureza, quer pelos meios utilizados (dragas e outra maquinaria pesada) configura uma construção.
4- Se a situação não configura a construção de uma via navegável, que configura?
5- Quanto ao facto de as autoridades nacionais declararem como intervenções de emergência, devo lembrar a essa Direcção-Geral, que a mesma tem de ser fundamentada.
6- Situação de emergência de há muito era a dragagem das barras existentes por forma a torná-las navegáveis em condições de segurança.
7- A Ria Formosa é um ecosistema muito complexo pelo que todas as intervenções são susceptíveis de provocar impacto negativo.
8- A participação do publico no processo de decisão, nomeadamente em matéria de ambiente, e que tem sido uma das bandeiras dessa Comissão Europeia, também é ignorado, embora os pescadores da área se tivessem pronunciado contra as intervenções efectuadas.
Posta a questão nestes termos, peço a essa Direcção-Geral que proceda à revisão do seu posicionamento, visto que a situação só às autoridades satisfaz.
Com os meus respeitosos cumprimentos, sou
António Manuel Ferro Terramoto

FUZETA: O QUE É UMA CONSTRUÇÃO?

sexta-feira, 4 de março de 2011

QUE TRANSPARENCIA NO IPTM-OLHÃO?

Olhão, 4 de Março de 2011
Ao
IPTM
Av, das Forças Armadas
8700 Olhão
Assunto: consulta de processos
Sabedor que parte das instalações da antiga lota de Olhão, sita na Avenida das Forças Armadas, foram submetidas a concurso publico no decurso de 2002 e que o concorrente vencedor pagou a respectiva adjudicação sem que até agora lhe tivessem sido entregue as instalações e que as mesmas total ou parcialmente estão ocupadas por um armazém de exploração de ostras, venho requerer, nos termos da Lei 46/2007, Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, o acesso ao contrato de concessão das instalações ocupadas pelo armazém de ostras.
Mais se requer, nos mesmos termos, o acesso ao processo de concessão das instalações da depuradora sita na doca de pesca de Olhão.
Com os meus respeitosos cumprimentos, sou
António Manuel Ferro Terramoto