quinta-feira, 25 de abril de 2013

OLHÃO: ILHA DA ARMONA SEM ESGOTOS NA CEE






Olhão, 25 de Abril de 2013
À
Direcção-Geral  do Ambiente da
Comissão Europeia
1049 Bruxelles
Belgique
Assunto: Violação da Directiva Comunitária 91/27/CEE
A povoação de Armona-Olhão foi concessionada pelo Estado Português à Câmara Municipal de Olhão pelo decreto-lei nº 92/83, publicado no Diário da Republica nº 38/83, Serie I, obrigando a que a autarquia elaborasse um Plano de Pormenor e à construção de uma rede de esgotos, tal como decorre da Base III, nº1.
O Plano de Pormenor da Zona Urbano-Turistica da Armona, ainda em vigor, foi aprovado e publicado no Diário da Republica nº 95/95, que prevê a rede de esgotos, mas a utilização de fossas sépticas, conforme o artigo 38º, situação que se mantem, apesar de por lá passar o sistema colector inter-municipal.
A Directiva Comunitária 9/271/CEE foi tansposta para o Direito interno português pelo Decreto-lei nº 152/97 que prevê que as aglomerações com um e.p. entre 2000 e 15000 devem garantir que disponham de sistemas colectores das aguas residuais urbanas até 3 de Dezembro de 2005.
Sendo certo que o aglomerado da Ilha da Armona tem cerca de 900 casas, não significa que o e.p. seja inferior aos 2000 previstos na Directiva, posto não existir qualquer analise para determinar a carga orgânica biodegradável com a CBO5 a 60 gramas de oxigénio por dia, tanto mais que na época estival, a Ilha da Armona é frequentada por milhares de pessoas.
A Ilha da Armona faz parte da Ria Formosa, classificada como Sitio de Interesse Comunitário, Zona de Protecção Especial, está abrigada pelas Convenções de Ramsar e Aahrus, integrando a Rede Natura 2000. As aguas da Ria Formosa estão classificadas como balneares, piscicolas e conquicolas.
Sendo assim, parece existir um incumprimento da Directiva Comunitaria 9/271/CEE, pelo que apelamos a essa Direcção-Geral para desencadear os mecanismos necessários ao cumprimento por parte das autoridades nacionais.
Com os meus respeitosos cumprimentos, sou
António Manuel Ferro Terramoto